Facebook

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Pr. António Costa Barata


NOTA DO EDITOR: Hoje celebra-se o aniversário do nosso amigo e autor da Letras d'Ouro, o Pr. António Costa Barata, que se entregou durante 40 anos ao ministério da palavra, do ensino, da investigação e da escrita.

***

O autor nasceu em 12 de Fevereiro de 1933, em Malpica do Tejo.
Converteu-se a Cristo em 1952 e frequentou as Escolas Bíblicas das Assembleias de Deus durante dezenas de anos.
Ensinou nas Escolas Dominicais e foi Ministro do Evangelho de 1959 a 1999, tendo servido nas seguintes igrejas locais: Covilhã, Fundão, Castelo Branco, Portalegre, Portimão, Évora, Almada e Mem Martins – Sintra.
Foi professor da disciplina de História da Igreja, durante vários anos, no Instituto Bíblico das Assembleias de Deus em Portugal. Leccionou as disciplinas Introdução à Teologia, Teologia de Deus e Bíblia, Teologia Cristã (Cristologia), História da Igreja: da reforma até hoje, História das Assembleias de Deus em Portugal, História da Reforma e os Evangélicos em Portugal, Apologética Cristã e Ética, no Instituto Bíblico Monte Esperança – Centro Cristão Evangélico, Fanhões.
Publicou centenas de artigos na imprensa cristã-evangélica e secular e fez várias conferências em Lisboa, Porto e Coimbra. Publicou, em 1981, a primeira edição da presente obra.
Aposentou-se em 1999 da actividade ministerial, continuando activo como pregador, investigador e historiador.
Frequentou, como aluno voluntário, o curso superior de Ciência das Religiões, variante «Teologia Cristã-Ecuménica», na Universidade Lusófona de Humanidades, em Lisboa, nos anos lectivos 2001/2002.
Como professor convidado do Departamento de Psicologia e Sociologia da Universidade Autónoma de Lisboa participou no ciclo de Seminários dedicado à temática «A Relação de Ajuda na Perspectiva da Prática Pastoral», em 2003.

Pode ler um excerto do livro Tobias aqui.

1 comentário:

  1. Congratulo-me com o Pr. ACB e felicito-o pela passagem do seu septuagésimo sétimo aniversário.
    Desejo-lhe felicidades e que, brevemente, nos dê aqui notícia da conclusão da sua Licenciatura.

    ResponderEliminar